Chance o Rapper carregou 10 Day e Acid Rap - suas mixtapes de 2012 e 2013, respectivamente - para todas as plataformas de streaming na sexta-feira (28 de junho), coincidindo com a data de pré-encomenda de seu próximo álbum de estréia, previsto para julho . Embora o relançamento traga grande parte do catálogo do artista nascido em Chicago para a era do streaming, ele não transmite um dos maiores sucessos doAcid Rap com ele.
Em vez de ouvir os habituais acordes de abertura e vocais cantados na quinta faixa do projeto, Juice, os ouvintes são recebidos por uma explicação de palavra falada do próprio Chance, detalhando o raciocínio por trás da ausência da música. "Eu realmente queria que 'Juice' estivesse na mixtape, mas eu não consegui limpar a tempo", diz ele, referindo-se à amostra "Jealous Guy" de Donny Hathaway - originalmente escrita por John Lennon - que serve como o pano de fundo para a batida. (O trabalho de Lennon raramente foi aprovado para esclarecimentos de amostras após sua morte em 1980).
Em vez de simplesmente pular a faixa devido a problemas de liberação, ele utilizou o momento como uma oportunidade para tomar ações de caridade: todos os recursos de streaming para a versão alternativa de "Juice" vão para SocialWorks, a organização sem fins lucrativos fundada em 2016 capacitar os jovens de Chicago através das artes, educação e engajamento cívico. No entanto, como o Spotifydefine oficialmente um fluxo contado como “quando uma música é transmitida por mais de 30 segundos”, os ouvintes devem reproduzir a explicação completa - a duração da faixa é de exatamente 30 segundos - para que qualquer financiamento seja acumulado. "Então corra atrás disso e jogue até o fim," Chance comanda os fãs na pista.
"Achei que, como a música não podia ser apagada a tempo, era uma boa maneira de levantar dinheiro", diz Chance à Billboard .
Embora sempre haja uma chance de que a amostra seja removida mais tarde e que a versão original de “Juice” chegue às plataformas de streaming, no momento, a ausência do popular e contagiante engarrafamento de chamadas-e-respostas diminui sua oportunidade de experimentar o segundo vento sucesso e seu potencial para aparecer nas paradas da Billboard pela primeira vez.
Já houve vários exemplos de favoritos de catálogos de artistas que surgiram depois de entrar em plataformas como Apple Music e Spotify: Drake's So Far Gone atingiu o No. 5 na Billboard 200 em fevereiro, após seu upload; Limonada de Beyoncéentrou novamente no top ten. Até o momento, a maior participação de Chance the Rapper na Billboard 200 chega em oitavo lugar para seu trabalho de 2016, vencedor do prêmio Grammy, Coloring Book .
Comments/disqusion
No comments